sábado, 19 de fevereiro de 2011

Essa é nossa triste realidade, ainda temos tempo? ou continuamos? essa é a questão rir

FASES DE CADA PROFESSORA E PROFESSOR TAMBÉM

Recém formada ( o )


Pegou 20 aulas e está louca para ampliar sua carga -
É um(a) gatinh(o)a cheia de sonhos e toda feliz, fala muito,
está sempre contando as novidades.
Nos primeiros dias de trabalho, tudo é maravilhoso

Depois de 3 anos...




Está trabalhando em jornada ampliada. Já acompanha os movimentos do dia a dia cheia de novas ideias, tem planos para seu trabalho, anda um pouco agitada com tanta expectativa .

Depois de 6 anos...




 Sua agitação aumentou um pouco, suas amigas(os) e a direção estão percebendo. Já vira noite e dia tentando se encaixar na profissão.. Não sabe o que fazer com a turma de aceleração...e só falta plantar bananeira pra aumentar a nota do IDEB.


Depois de 10 anos...




Engordou um pouco... culpa dos antidepressivos, motivo: stress; -alunos, pais de alunos, direção, coordenação, supervisão, SER ,filhos, marido/esposa ganhando pouco, trabalha longe de casa , ufa!!!!


Depois de 15 anos...




Com muita sorte já está trabalhando perto de casa. mudou todo o guarda-roupa, para se adaptar a nova silhueta. Mas tá feliz, come em casa e tem um caderno já pronto para o início do ano, é só segui-lo... Tem ainda uma dorzinha de cabeça, a garganta já era..., se esqueceu o significado de 'bom dia', se sente como se tivesse acabado de cair da cama...

Depois de 20 anos ...


Tem depressão regularmente. Não reconhece a rua onde mora, a memória deu PT (perda total), enxerga pouco; escuta pouco; dorme pouco; fala pouco; caga pouco; a única coisa que tem muito são dívidas....Está ficando completamente maluca!!!! E vê se pode ........ já quer se

Aposentar!!!!!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Vida e Saúde

08/10/2008 às 00:00:00 - Atualizado em 15/10/2008 às 04:15:31

Menopausa pode vir precocemente

Lúcia Mara vai fazer 38 anos no final deste mês de outubro e conta que sua menstruação "sumiu" desde o final do ano passado.

O seu ginecologista pediu todos os exames e constatou que a professora já tinha entrado na menopausa.

Ela anda desanimada e passa por ondas de calor com freqüência. Ao conversar com seus familiares, descobriu que, além da sua mãe, suas duas tias também passaram pelo mesmo desconforto antecipadamente.

Lúcia conta que ainda passava na sua cabeça a idéia de ter mais um filho. "Sou obrigada a optar por uma adoção", se consola.

Os principais vilões da menopausa antecipada são o estresse e o fumo. Uma pesquisa realizada em São Paulo apontou que mulheres, acima dos quarenta anos, que cumprem uma jornada de trabalho diária apresentaram maior tendência a iniciar a menopausa antes da idade média em que o evento acontece: perto dos 52 anos de idade.

De acordo com os pesquisadores, os efeitos se revelaram ainda maiores entre aquelas que sofrem de depressão. O estudo apontou, também, como esperado, que a genética é um fator determinante para o início da menopausa. Algumas mulheres avaliadas chegaram ao fim do ciclo menstrual na mesma idade que suas mães.

Ovodoação

Planejamento. Esta é a palavra de ordem quando a mulher tem um histórico familiar de menopausa precoce e deseja ser mãe. De acordo com estudos, cerca de 1% da população feminina chega à menopausa precocemente, fazendo com que o sonho da maternidade (para aquelas que ainda pensam na hipótese) fique comprometido.

Para aquelas que têm o desejo de uma gestação natural, é necessário se programar. Mulheres com falência ovariana prematura têm chances inferiores a 10% de engravidar naturalmente.

Uma alternativa é para as mulheres que se encontram nessa fase da vida e que ainda pretendem realizar o sonho de se tornar mãe, é a ovodoação, que consiste em implantar óvulos de outra mulher no útero.

A técnica é bastante consolidada e traz resultados animadores. Antes da implantação dos óvulos doados, o especialista programa a realização de ciclos menstruais artificiais, por meio dos hormônios estrógeno e progesterona.

Essa etapa serve para preparar o endométrio para a gravidez. A fertilização é realizada em laboratório com técnicas de fertilização in vitro (FIV). O procedimento eleva os índices de uma gestação bem-sucedida para até 50%.

Diagnóstico precoce

Prevenir-se das complicações decorrentes da menopausa também é possível, desde que haja o diagnóstico precoce. A menopausa é uma fase natural na vida da mulher, mas quando ocorre antes dos 40 anos, o fenômeno é considerado precoce.

Essa antecipação não pode ser evitada, no entanto é possível identificar sua chegada por meio do autoteste "Confime Menopausa", disponível em farmácias. O teste indica o aumento do hormônio FSH (hormônio folículo estimulante) por meio da urina. O nível do hormônio aumenta significativamente quando a mulher está na menopausa.

"A vantagem de ter um teste que detecta o início da menopausa, é que a mulher pode buscar um profissional que ajude a conviver com o processo e as mudanças que ocorrem com o organismo", destaca a bioquímica Carolina Ynterian.

Outra ferramenta, um pouco mais complexa, para diagnosticar a menopausa são os testes de reserva ovariana. Por meio deles pode-se observar a diminuição da função ovariana reprodutiva e assim, dar início ao tratamento adequado.

A terapia de reposição hormonal (TRH) é comumente indicada nos casos de menopausa precoce. O tratamento evita o envelhecimento prematuro, os efeitos da osteoporose, atenua os sintomas da menopausa e garante uma melhor qualidade de vida.

De acordo com estudo científico publicado, em abril deste ano, na revista Archives of Internal Medice, os desconfortos provenientes da menopausa (suores noturnos, irritabilidade, ondas de calor, mudanças na libido e palpitações) podem ser mais intensos nas mulheres que chegam a essa fase com mais antecedência.

O que pode adiantar a menopausa?

* Hereditariedade
* Tabagismo
* Estresse
* Depressão
* Tratamentos quimioterápicos
* Radioterapia

Menopausa não é doença

A menopausa é a parada de funcionamento dos ovários. Ou seja, os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona. Não é uma doença, é apenas um estágio na vida da mulher. A principal característica da menopausa é a parada das menstruações.

No entanto em muitas mulheres este período é marcado por irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos freqüentes.

Não existe idade predeterminada para o início da menopausa. Geralmente ocorre entre os 45 e os 60 anos. Alguns estudos apontam que a idade média para o seu início é 52 anos.

Em alguns casos pode ocorrer a partir dos 40 anos sem que seja considerado um problema. Também não há relação entre a primeira menstruação e a idade da menopausa.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Consumo de alimentos saudáveis pode ajudar na prevenção do câncer

SIGA ESTAS ORIENTAÇÕES MÉDICAS:

Os médicos do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo alertam que o consumo de alimentos com variedade, qualidade e quantidade adequada é um dos principais fatores na prevenção do câncer.
O setor de nutrição do hospital preparou uma lista com alguns desses alimentos.
Mamão, manga, abóbora... Tudo que é amarelo ou alaranjado é fonte de betacaroteno. “O betacaroteno tem alguns estudos que demonstram fator de proteção contra o câncer de pulmão e o câncer de mama”, explica Ana Carolina Vieira Sandrini, nutricionista.
“Ajuda o organismo a fazer uma limpeza do interior das células. Acredita-se que uma das maneiras de enfrentar o câncer seja você diminuir a quantidade de oxidação dentro das células, isso facilitaria a morte celular das células cancerosas”, diz Paulo Hoff, oncologista.
Na dúvida entre comer o mamão em pedacinhos ou batido no suco, a nutricionista afirma que dar preferência à fruta em pedaços é melhor, por causa da fibra. “Diminui o risco de você ter prisão de ventre e está associado a uma formação menor de pólipos e câncer de intestino. A idéia é que você tenha um tempo menor de exposição de substâncias tóxicas no intestino”, revela.
A melancia, o tomate e outros alimentos vermelhos têm o chamado licopeno. “Uma substância muito importante. A maior parte dos estudos foram feitos nessa direção, na direção do câncer de próstata, mas o licopeno certamente ajuda no combate a outros tipos de câncer também”, afirma o oncologista.
Não adianta nada comer um prato enorme de peixe hoje e depois passar semanas, meses, sem esse tipo de alimento no cardápio. Os peixes também são os queridinhos de nutricionistas e médicos. É que ele tem uma gordura boa, chamada ômega 3, que também é fator de proteção contra o câncer.
As opções são variadas. “Por exemplo, sardinha, atum, cavalinha, arenque, salmão, bacalhau. Mais ou menos um filé por dia”, sugere a nutricionista.
O ômega 3 também está na linhaça e em alguns tipos de óleo como o de soja e o de canola, mas cuidado para não exagerar. Você pode aumentar o colesterol ruim, o LDL.
Na linhaça é possível obter dois benefícios. “A linhaça inteira ela tem o benefício da fibra, mas se eu quiser o fator de proteção do ômega 3 eu preciso bater ela pra absorver esse ômega 3, porque se ela tiver inteira ela não é digerida pelo organismo”, explica.
Carne também ajuda na prevenção do câncer. “A recomendação mundial de prevenção do câncer é limitar o consumo de 500 gramas de carne cozida por semana”, diz Ana Carolina.
O diretor do Instituto do Câncer de São Paulo diz que quanto mais cedo a dieta saudável fizer parte da rotina, maiores os benefícios. “Um cardápio que visa estimular as pessoas a terem uma alimentação melhor, que possa ajudá-las não só no tratamento e recuperação de uma doença como o câncer, mas também problemas cardiovasculares e de outras naturezas a longo prazo”, afirma Paulo Hoff, oncologista.


Cardápio contra o câncer - Quarta-feira, 02 de Fevereiro de 2011

O consumo de alimentos com variedade, qualidade e quantidade adequadas é um dos principais fatores na prevenção do câncer. Por isso, o setor de Nutrição e Dietética do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, preparou uma lista com alguns alimentos que auxiliam na prevenção contra a doença (veja tabela abaixo).
Algumas substâncias como o Ômega 3, encontrado em peixes, e os polifenóis, presentes na maçã, diminuem a formação de compostos inflamatórios, o envelhecimento celular e, consequentemente, a proliferação de células tumorais. Já as fibras solúveis, presentes em alimentos como brócolis, couve manteiga e couve-flor, inibem a formação tumoral, diminuindo a possibilidade de mutações genéticas.
Os hábitos diários também podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer. O sedentarismo, por exemplo, é um fator negativo para as pessoas que buscam qualidade de vida. A prática de atividade física diminui a resistência à insulina, tornando menor o risco de câncer colorretal, por exemplo. A obesidade também merece atenção. A ingestão alimentar excessiva leva a um aumento de peso, que causa regulação prejudicada da glicemia e hiperinsulinemia e, como consequencia, aumenta o risco do surgimento de tumor no pâncreas, fígado e rins. Outro efeito da obesidade em longo prazo é a Diabetes, que está relacionada com o desenvolvimento de câncer de fígado, endométrio, cervical e mamário.
Na contramão deste consumo saudável, há os alimentos que potencializam o desenvolvimento de um câncer e que devem ser evitados ou, então, consumidos com moderação, já que são ricos em gordura saturada. Bons exemplos são os de origem animal (carne vermelha, leite integral e derivados e bacon), que podem causar inflamação e alteração dos níveis de hormônios no sangue. A inflamação e o excesso de açúcar no sangue levam à intoxicação das células, o que favorece o desenvolvimento de tumores.
“Não podemos reduzir os alimentos a duas grandes listas: ‘heróis’ e ‘vilões’ da alimentação. Os principais erros em nossos hábitos alimentares não estão relacionados, exclusivamente, a ‘o quê’ comemos, mas também ao ‘quanto’ e ‘com que frequência’ nós consumimos alguns alimentos”, esclarece Suzana Camacho Lima, gerente de Nutrição do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

Confira alguns alimentos que possuem propriedades funcionais que contribuem na prevenção do câncer:

ALIMENTO SUBSTÂNCIA EFEITO NO ORGANISMO
Tomate Licopeno Potente alimento anticancerígeno

Laranja Ácido ascórbico carotenóides, monoterpenos e limonemos Ação antioxidante e diminuição da toxicidade de substâncias mutagênicas

Peixes Ômega 3 Ação antioxidante. Diminuição da proliferação de células retais cancerígenas, redução do risco de câncer de laringe.

Frutas e vegetais vermelhos e roxos Flavonóides (antocianina e quercetina) e resveratrol (casca de uvas e vinho) Elevada ação antioxidante, anticarcinogênico e antitumoral

Soja Isoflavonas Ação antioxidantes, antitumoral e hipolipemiantes

Frutas alaranjadas e amarelas Carotenóides Protegem o DNA contra oxidação

Brócolis Isotiocianatos Ação anticancerígena e morte tumoral

Sugestão de cardápio contra o câncer

REFEIÇÃO ALIMENTOS

CAFÉ DA MANHÃ 1 xícara de café com leite ou iogurte ou leite de soja;

1 pão integral ou francês integral ou cereais integrais;

1 porção de margarina ou requeijão ou geleia (opcional);

1 copo de suco de frutas (ex.: laranja, limão, maracujá);

1 fruta (ex.: mamão, kiwi, abacaxi).

1 fruta (ex.: morango, laranja, banana).

ALMOÇO 1 porção de salada crua (ex.: salada de almeirão com pepino, salada de alface com tomate, salada de acelga);

1 porção de arroz, mandioca cozida ou macarrão;

1 porção de leguminosas (ex.: feijão, soja, ervilha);

1 porção peixe: filés de sardinha ou cavalinha ou atum;

1 porção de verdura refogada (ex.: brócolis cozido, couve-flor, couve de bruxelas);

1 porção de fruta (ou suco de fruta) (ex.: manga, melancia, caqui).

LANCHE DA TARDE 1 xícara de leite com café, iogurte com probióticos ou vitamina de frutas;

1 wrap de peru (lanche de pão de forma integral com peito de peru, alface e requeijão light) ou 1 barra de cereal ou torradas com geleia.
JANTAR 1 porção de salada crua (ex.: agrião, rúcula ou cenoura com linhaça torrada e moída e azeite de oliva extravirgem);

1 porção de espaguete com tomate, azeitona e soja ou arroz intergral ou batatas cozidas;

1 porção de berinjelas e abobrinhas ao forno com carne moída e alho ou frango cozido com quiabo;

1 porção de suco de fruta ou fruta (ex.: goiaba, uva, limão)
LANCHE NOTURNO – OPÇÃO 1 1 xícara de chá verde;

1 biscoito água e sal .

LANCHE NOTURNO – OPÇÃO 2 1 xícara de leite gelado batido com hortelã.

LANCHE NOTURNO - OPÇÃO 3 1 xícara de iogurte com granola .